Relatório
Ponho aqui o trabalho do relatório de um filme visto em aula, espero que ajude.
Durante as nossas aulas de ciências visualizámos um filme que, embora não seja realizado com base em factos científicos, aborda a ciência de uma maneira fácil de aprender.
O filme trata de um vulcão em Los Angeles, na América, que dá sinais da sua erupção. Embora muitos trabalhadores civis não acreditem, os geólogos que estudavam a zona discordavam pois estavam previstos vários sismos para acontecer, um dos sinais que nos alerta para a existência de um vulcão. A maioria pensou que fossem sismos sem grande importância.
Além dos sismos, há também libertação de vapores ainda desconhecidos, que matam vários trabalhadores que trabalhavam no subterrâneo por baixo de um parque no meio da cidade. Mike Roark, com a ajuda da geóloga Amy Barnes dão conta da existência de um vulcão, que vai dando sinais, tais como a libertação de vapores e aquecimento da temperatura da água.
O vulcão entra em erupção e começa a lançar piroclastos, tais como bombas vulcânicas e lapilli. O vulcão começa a fazer escoadas de lava que atravessam o subterrâneo da cidade em direção ao hospital onde estão feridos.
Com uma única tentativa de fazer a lava mudar de direção para o mar, colocam explosivos dentro do centro comercial e nos esgotos por onde a lava era suposta passar. Ao alargarem os caminhos por debaixo das estradas a lava começa a dirigir-se em direção ao mar.
Embora o vulcão pareça ter deixado de dar sinais há um certo mistério deixado no fim do filme pois nunca se sabe se ira no futuro entrar em erupção ou não.