terça-feira, 7 de maio de 2013

Escalas, magnitude e intensidade

Escalas

Existem 2 tipos de escalas:

Escala de mercalli-mede o grau de intensidade de I a XII, mede também o epicentro.
Escala de Richer  -mede o grau de destruição de 0 a 9, e através dele descobre-se o hipocentro, e mede a quantidade de energia libertada pelos sismos

Magnitude-É  a quantidade de energia libertada num sismo.
Intensidade- É o grau de destruição provocada por um sismo.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sismos

Fases das ondas sísmicas


Abalos Premonitórios- abalos suaves que indicam o que vai acontecer. Corresponde à saída das 1ªs ondas P. Só é sentido pelos sismógrafos e pelos animais.
Abalos principais do Sismo- Abalo propriamente dito. Corresponde à saída das ondas P e S à superfície.
Réplicas- Os abalos Sísmicos vão diminuindo de intensidade até se extinguirem. Corresponde ao reajuste do interior da Terra.


Onda S- Não atravessa o estado líquido, e á medida que se deslocar reduz ou aceleram, dependendo do estado físico
Onda P- Atravessa todos os estados líquidos.






Sismo

Os sismos

O que são?
-> É um abalo curto e brusco na superfície. Cientificamente é um abalo na crosta terrestre que pode ser provocado pelas placas tectónicas. Chama-se terramoto ao sismo que ocorre na crosta continental e maremoto ao sismo ocorrido na crosta oceânica.

Quais são os lugares onde os sismos têm origem, e onde se sentem com mais intensidade?
-> Os lugares onde os sismos têm origem chama-se hipocentro e o sítio onde se sentem com mais intensidade chama-se epicentro.

Para se estudar os sismos são necessários vários instrumentos

Sismógrafo- máquina que estuda os sismos
Sismogramo- registo do sismógrafo
sismólogo- pessoa que estuda os sismos

Ondas Sísmicas- onda que se propaga pela superfície terrestre. Existem 3 tipos de ondas sísmicas:

Ondas P(primárias)- são as mais rápidas e deslocam-se no sentido de propagação das ondas sísmicas até um ponto. Deslocam-se a 8km/s(segundo)-
Ondas S(secundárias)- são as mais lentas e deslocam-se na perpendicular até à propagação de um ponto. Deslocam-se a 4km/s.
Ondas L(lowe ou longitudinal)-formam-se a partir da junção das ondas S e P, sendo as mais destrutivas.

desenho da minha autoria











Vulcanismo submarino ou atenoado

Vulcanismo submarino

Quando se dá a formação de um vulcão submarino, a sua lava que contém muito gás fica envolvida na água.
Dá-se o nome de pillow-lavas.

Pillow-lavas- são lavas formadas nos oceanos e que quando saem da cratera e entram em contacto com a água formam uma crosta, e quando a água aquece transforma-se em gás e torna a lava viscosa.

Também se podem formar ilhas vulcânicas através da acumulação do material vulcânico submarino que quando chega á superfície o tipo de vulcanismo passa a ser comandado pelo tipo de lava existente na câmara magmática.



 pillow-lavas
imagem tirada de oceanexplorer.noaa.gov






ilhas vulcânicas
http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/setimo/vulcanismosubmarino.html

terça-feira, 30 de abril de 2013

Vulcanismo Secundário

Vulcanismo secundário
Quando uma câmara magmática está activa  vai aquecendo as rochas que estão á sua volta, e a água da chuva infiltra-se nas rochas percorrendo-as até ás câmaras magmáticas, emitindo gás, se e subir chama-se fumarola.

Existem 3 tipos de fumarolas:
Fumarolas quentes-emissões de vapor de água a altas temperaturas
Mafetas- emissões de vapor de água e dióxido de carbono
Sulfaratas- emissões de vapor de água e enxofre
  
Se o vapor não subir e se transformar em água chama-se geîser ou nascente termal .

Géiser- são jatos de água quente interminentes que lançam de uma só vez a água contida no seu reservatório
Nascente termal- quando o gás não consegue sair de imediato, arrefece e forma uma nascente termal



(imagem tirada de http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/setimo/vulcanismosecundario.html)




terça-feira, 12 de março de 2013

Reflexão do portefólio

Reflexão

Penso que desenvolvi a matéria e me empenhei mais, pondo desenhos feitos em aula, mais imagens, exemplos e novas maneiras de aprendermos como a ciência pode ser importante.
Espero que o blogue tenha sido útil para estudar, ou até mesmo tirar apontamentos.
Acho que melhorei consideravelmente.


Relatório de um fime

Relatório
 Ponho aqui o trabalho do relatório de um filme visto em aula, espero que ajude.


Durante as nossas aulas de ciências visualizámos um filme que, embora não seja realizado com base em factos científicos, aborda a ciência de uma maneira fácil de aprender.
O filme trata de um vulcão em Los Angeles, na América, que dá sinais da sua erupção. Embora muitos trabalhadores civis não acreditem, os geólogos que estudavam a zona discordavam pois estavam previstos vários sismos para acontecer, um dos sinais que nos alerta para a existência de um vulcão. A maioria pensou que fossem sismos sem grande importância.
Além dos sismos, há também libertação de vapores ainda desconhecidos, que matam vários trabalhadores que trabalhavam no subterrâneo por baixo de um parque no meio da cidade. Mike Roark, com a ajuda da geóloga Amy Barnes dão conta da existência de um vulcão, que vai dando sinais, tais como a libertação de vapores e aquecimento da temperatura da água.
O vulcão entra em erupção e começa a lançar piroclastos, tais como bombas vulcânicas e lapilli. O vulcão começa a fazer escoadas de lava que atravessam o subterrâneo da cidade em direção ao hospital onde estão feridos.
Com uma única tentativa de fazer a lava mudar de direção para o mar, colocam explosivos dentro do centro comercial e nos esgotos por onde a lava era suposta passar. Ao alargarem os caminhos por debaixo das estradas a lava começa a dirigir-se em direção ao mar.
Embora o vulcão pareça ter deixado de dar sinais há um certo mistério deixado no fim do filme pois nunca se sabe se ira no futuro entrar em erupção ou não.